quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Neo-Realismo no cinema, tema do nº 12

Nova Síntese, n.º 12 (2017) - Neo-Realismo no Cinema

Sinopse: O Neo-Realismo no cinema é sobretudo conotado com o cinema italiano do pós-guerra e com diversos autores que, todavia, nos anos 50 começam a divergir das tendências iniciais, definidas essencialmente como um humanismo atento às realidades sociais. A tendência realista perdura ainda nos cinemas novos dos anos 60, mesmo quando se revela como divergência estética, o que nos abre uma maior latitude nesta abordagem. As sementes deste movimento, que se tornou de sucesso internacional, medraram noutros países que receberam essa proposta de cinema como modelo, influência e estímulo. Assim nasceram correntes neo-realistas peculiares em países de língua latina, como França, Espanha, Portugal, Brasil, Argentina, México, etc. – conjunto que, delimitando um vasto circuito de intercâmbios linguísticos, culturais e artísticos, não será aqui mais do que levemente aflorado. O número 12 da revista Nova Síntese, dedicado ao cinema, permitirá esboçar algumas ligações entre os cinemas italiano, francês, português, brasileiro e cabo-verdiano, deixando para outras incursões todo o restante território inexplorado do cinema realista e seus impactos na história da cultura local e global. Há toda uma nova revisão histórica a fazer sobre este movimento, tanto analítica como teoricamente.

Índice: Nota da direcção

1. Neo-Realismo no Cinema
Apresentação
Leonor Areal

O Neo-Realismo no cinema
Carlos Melo Ferreira

A imagem da imagem: a Sicília de Giovanni Verga no cinema de Luchino Visconti
Gaspare Trapani

Zavattini e a potência do “real” no cinema
Maria do Rosário Lupi Bello

“Uma história italiana”: Metello de Vasco Pratolini entre cinema e literatura
Ada Milani

Un néo-réalisme français? (Ou néo-réalisme italien et «réalisme noir» du cinéma français?)
Michel Marie

Percepção e visualidade na obra de Manuel da Fonseca – A arte de escrever como se fora um filme
Domingos Lobo

O “trabalho de campo” na génese do argumento do filme Nazaré (1952), por Alves Redol e Manuel Guimarães
Leonor Areal

Fernando Namora – do novo Realismo ao cinema novo
Fernando Batista

Ernesto de Sousa (1921-1988): «Dom Roberto, um homem de fantoches que luta para não ser um deles»
Paula Pinto

A Promessa: de peça de teatro “indigna de plateias cristãs” a obra cinematográfica “anarco-mística”
Jorge Palinhos

Ilhéu de Contenda: do romance ao filme
Glória de Brito

Selvas selvagens (Ecos do neorrealismo em São Paulo Sociedade Anônima e Selva Trágica)
Adalberto Müller

Iracema-1974, cinema, malandragem e capitalismo
Ana Paula Pacheco

Tradições populares, cultura de massas e a sombra do film noir nas metamorfoses do Neo-Realismo português
Carlos Figueiredo Jorge

A prática do inquérito no cinema português actual
Jorge Leitão Ramos

Notas sobre cinema português e acção cultural cinematográfica no contexto do movimento neo-realista: O ABC Cine-Clube de Lisboa
António Manuel Garcia/ Manuel Neves

O Neo-Realismo italiano na actividade do Cine-Clube Universitário de Lisboa
António Mota Redol

O tempo dos cineclubes em Angola
Leonel Cosme

2. No centenário do nascimento de Romeu Correia (2017)
Romeu Correia: In memoriam do Escritor de Almada
Alexandre M. Flores

Romeu Correia – Temas e pretextos deste invulgar polígrafo
Edite Condeixa

Romeu Correia – Bibliografia cronológica. Obra publicada e não publicada
Edite Condeixa

3. Texto apresentado em sessão organizada pela Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo
Largo da Mutamba, de Domingos Lobo
Sérgio de Sousa

4. Relatório de Actividades da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo em 2016

Normas redaccionais para a elaboração dos textos relativos à revista Nova Síntese (recomendações)

Detalhes:
Ano: 2017
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 386
Formato: 23x16
ISSN: 1646-5989
Edições Colibri, Lisboa

http://www.edi-colibri.pt/Detalhes.aspx?ItemID=2184